Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de março de 2012

Construção Sustentável

<br/> Construído nos subúrbios áridas de Jaipur, Rajasthan, a Academia Pérola de Moda combina um estilo exterior moderno com arquitetura antiga Rajasthani - projetado para manter as temperaturas baixas sem artificiais sistemas de refrigeração.

Você sabia que pode ter sua casa refrigerada sem o uso do ar condicionado? Parece impossível, não é.  Mas a CNN contou a história do arquiteto indiano Manit Rastogi, que construiu uma academia de moda usando técnicas antigas de refrigeração.

A ideia é razoavelmente simples. Depositórios d´água foram distribuídos no subsolo, solo em todo prédio.  A alta temperatura faz com que essa água evapore roubando assim o calor do ambiente.
Para reduzir ainda mais a temperatura dentro da academia, uma parede com vários furos foi construída em volta do prédio, como se fosse uma embalagem. A ideia é criar um escudo contra o sol, que por causa dos buracos não bate diretamente na parede da construção.
Nessa região da Índia a temperatura pode alcançar aproximadamente 45ºC, mas o arquiteto fez com que dentro do prédio a temperatura caísse 20ºC.
Para saber mais acesse: http://edition.cnn.com/2012/02/28/world/asia/ancient-air-conditioning-architecture/index.html?hpt=hp_c3

Todo o edifício é levantado do chão e uma poça de água - integrada a uma recreação e espaço de exposição - mantém as temperaturas baixas através da evaporação. Como arquiteto Manit Rastogi diz: "Quando a água evapora no calor, ele imediatamente faz descer a temperatura do espaço em torno dele."

O edifício está protegido do ambiente por um revestimento duplo, que é derivado de um elemento de construção tradicional chamado "jaali", que é predominante no Rajasthani arquitectura. A pele dupla age como um tampão térmico entre o edifício e seus arredores.

Pele exterior Pérola Academia fica quatro metros de distância do edifício e reduz o ganho de calor direta através de fenestrações, permitindo simultaneamente uma luz difusa. Deste modo, ele filtra ar, luz e privacidade.

Como um subproduto feliz, ele também lança sombras marcantes em corredores da academia. 

Este método foi utilizado mais de 1.500 anos atrás por Rajasthanis locais, que construíram "Baoli" ou vãos de escada - corpos d'água cercado por um conjunto de passos descendente, ajudando a criar um microclima na estrutura circundante.




Postar um comentário